O PARQUE VICENTINA ARANHA
Sobre o Parque
Localizado em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, o Parque Vicentina Aranha é um dos principais parques urbanos do estado de São Paulo.
Ocupa uma área de 84.500 m² na região central da cidade, com 80% de área verde preservada em meio às edificações históricas projetadas pelo arquiteto Ramos de Azevedo.
Seu complexo arquitetônico é tombado nos âmbitos municipal e estadual pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural) e CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
Espaço de lazer, cultura e qualidade de vida, o Vicentina recebe mensalmente cerca de 60 mil visitantes e oferece mais de 50 atividades gratuitas, entre shows, exposições, piqueniques literários, diversas modalidades de práticas saudáveis, atividades para o público infantil e de economia criativa.
Patrimônio preservado e tombado
- Área de 84.500 m²
- Mais de 50 atividades gratuita
- 70 mil visitantes mensais
- Funcionamento: todos os dias, das 6h às 21h.
O PARQUE VICENTINA ARANHA
Legado centenário de qualidade de vida
Em 27 de abril 1924, foi inaugurado em São José dos Campos o que viria a ser, para a época, o maior centro de tratamento para tuberculose da América Latina, o Sanatório Vicentina Aranha.
Pessoas de todas as regiões do Brasil vinham para a cidade em busca de tratamento e encontravam no Vicentina Aranha, administrado pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, um espaço de acolhimento e excelente infraestrutura.
Registros evidenciam que o número de pacientes curados no Sanatório Vicentina Aranha superava o número de óbitos, configurando ao local um legado de cura.
Em 2006, o espaço que abrigou o antigo sanatório foi adquirido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
Em 2007, foi reaberto ao público como Parque Vicentina Aranha e, desde 2011, está sob gestão da AFAC – Associação para o Fomento da Arte e da Cultura, Organização Social de Cultura que administra, desenvolve atividades nos eixos Universo Infantil; Arte e Cultura; Sustentabilidade e Qualidade de Vida; Economia Criativa; Ciência, Tecnologia e Inovação; e Educação Identidade e Memória; além da preservação e restauro das edificações históricas.
Vídeo Institucional