A Capela do Sagrado Coração de Jesus, localizada dentro do Parque Vicentina Aranha, será reformada pela Prefeitura de São José dos Campos a partir da próxima segunda-feira, dia 05 de abril, terão início a fundação e cravação de estacas para o preparo das obras. A previsão do custo das obras é de cerca de R$ 250.000,00, com prazo de execução de seis meses, sob responsabilidade da Administração Municipal.
As atividades no espaço estavam paralisadas desde 2018 quando, por medidas de segurança, a Mitra Diocesana suspendeu missas e casamentos no local. O serviço de reforma incluirá o reforço na fundação e restauro do prédio, que é tombado como patrimônio histórico da cidade.
De acordo com Aldo Zonzini Filho, Diretor Executivo da AFAC, entidade gestora do Parque, o objetivo da atual gestão é tornar o Parque Vicentina Aranha uma referência nacional no segmento dos Parques Urbanos. “Estaremos dando ênfase tanto no que diz respeito as atividades patrimoniais, restauro das edificações, inovação e tecnologia, como também nas atividades de sustentabilidade, tendo como eixo central o grande acervo ambiental, representado pelo bosque aqui existente, além da continuidade das atividades culturais, de qualidade de vida, de inclusão, de acessibilidade, dentre outras propostas que se mostrem factíveis e compatíveis com o perfil do PVA, com a consciência de que estamos falando de um patrimônio tombado e que precisa ser respeitado nas suas limitações”, diz.
A Capela, inaugurada em outubro de 1935, foi construída com donativos do Conde Antonio de Toledo Lara e já tinha passado por outras reformas entre os anos de 2010 e 2011, como substituição do telhado, do sistema de iluminação e pintura interna e externa.
A expectativa é que os trabalhos de melhoria sejam concluídos até o final do ano e o espaço possa celebrar a tradicional Missa de Natal ainda em 2021, além da reabertura para as atividades religiosas e culturais, que já vinham sendo realizadas.







