Com o sucesso da arrecadação da campanha de financiamento coletivo Restaurando Juntos, na qual comunidade e empresas podem contribuir com qualquer valor para o restauro do Parque Vicentina Aranha, as obras da cobertura da varanda do Pavilhão Central seguem avançando. Os guarda-corpos e colunas já foram restaurados. Também estão sendo restauradas parte das vigas e do forro e, posteriormente, serão instaladas as novas calhas.
O restauro da cobertura da varanda do Pavilhão Central inclui obras de restauro dos guarda-corpos de madeira, restauro das colunas e vigas de sustentação da cobertura, restauro do forro de madeira, substituição das calhas e condutores danificados e substituição das telhas. O último serviço será o de pintura das estruturas e acabamentos.
Historicamente, ao que tudo indica, as varandas com suas coberturas e a marquise central não constavam no projeto inicial do pavilhão. As varandas cobertas foram acrescentadas após o edifício estar relativamente pronto, porém, ainda antes da inauguração do sanatório. Por, provavelmente, ter sido uma adaptação ao edifício, possui a caída invertida, isto é, inclinada na direção da própria fachada, pois só assim seria possível garantir a iluminação direta às janelas dos ambientes contíguos e ainda manter um pé-direito minimamente viável à circulação de pessoas. Já a marquise central, foi acrescentada em um segundo momento.


