Preservar a memória e a arquitetura do Vicentina e oferecer uma programação de qualidade, em espaços com segurança e conforto, é umas das missões da AFAC, associação sem fins lucrativos, habilitada como organização social de cultura, que está à frente da gestão do Parque desde 2011, por meio de contrato com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
No âmbito do restauro, das seis edificações originalmente destinadas à internação durante a fase sanatorial, todas já passaram por algum tipo de serviço e três foram totalmente restauradas: o Pavilhão Marina Crespi, que abriga o Cantos de Leitura, uma sala de exposições e o Centro de Documentação Musical de São José dos Campos; o Pavilhão Alfredo Galvão, onde está o Madah Café & Bistrô, que atende os frequentadores com opções de cafés e almoços; e o Pavilhão Companhia Paulista, espaço onde o Coro e a Orquestra Joseense realizam ensaios.
Com 100% das obras de restauro concluídas também estão a Capela Sagrado Coração de Jesus que, em uma parceria da AFAC com a Paróquia Sagrada Família – Diocese de São José dos Campos, realiza missas e casamentos semanais; a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a Portaria Principal.
A conclusão do restauro do Pavilhão São João está prevista para julho deste ano. Parte dele já está aberto ao público com a exposição “São João da Gente”. O Pavilhão São José e a Cozinha e Refeitório (Sala de Leitura e salas adjacentes) também estão com obras avançadas, representando cerca de 60 e 70% de conclusão, respectivamente.
Todos podem colaborar
Todos podem apoiar o projeto restauro do Vicentina, pessoa física ou jurídica, seja por meio de Leis de Incentivo, doação direta ou aderindo às campanhas como Restaurando Juntos e Imposto do Bem.
Ao longo do ano, você também pode fazer doações espontâneas, em qualquer valor, por meio dos QRCodes espalhados pelo Parque, disponíveis nas redes sociais e pelo site pelo site.
